Você sabe qual é a importância de falar sobre a saúde do homem?

O Novembro Azul nasceu na Austrália em 2003. Dois amigos em um bar conversavam sobre as dificuldades que os homens têm de falar uns com os outros sobre “assuntos de homem”. Eles conseguiram trinta voluntários, que deixaram crescer seus bigodes no mês de Novembro, como forma de conscientização para a saúde masculina, mais especificamente os cânceres de próstata e testículo, depressão e suicídio masculinos. O movimento se chamava Movember, derivado do termo “Mo” (contração de ‘Moustache’, ou Bigode em inglês) e November.

Nestes 16 anos de existência, o Movember foi classificado entre as 50 ONGs mais influentes no mundo, arrecadando quantias milionárias, e financiando milhares de projetos que são usadas na conscientização da saúde masculina.

No Brasil, o Novembro Azul, promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia, tem grande ênfase no diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas também o consideramos como uma porta de entrada do homem para contato com serviços de saúde que visam a prevenção e tratamento precoce de outras doenças comuns, como diabetes, hipertensão, dislipidemia, disfunção erétil etc.

Os homens são naturalmente mais avessos e falar de seus problemas de saúde e a procurar ajuda médica, ainda mais quando o assunto envolve a próstata ou a função sexual, temas ainda revestidos de grande preconceito e desinformação. O câncer da próstata é o tumor maligno mais comum nos homens. A cada seis homens, um terá a doença. É o segundo câncer mais letal nos homens.

O homem pode estar doente e não saber, pois nas fases iniciais o câncer de próstata não causa nenhum sintoma. Daí a importância dos exames preventivos, que visam diagnosticar a doença em suas fases iniciais, quando as chances de cura são mais altas. Os exames mais indicados são o toque retal e a dosagem do PSA no sangue.

Alguns poucos homens têm grande receio quanto ao toque retal, pois imaginam que o exame causa dor. Este receio é infundado: o toque retal é um exame rápido e simples, completamente indolor, realizado em total sigilo, e não altera em nada a sexualidade masculina.

O exame de PSA também é muito importante, mas não substitui o toque retal. A cada quatro doentes com câncer, um terá PSA normal; ou seja, a taxa de erro do PSA é de 25%! O toque retal e o PSA devem ser realizados em conjunto.

A idade para iniciar os exames preventivos é de 50 anos para a maioria dos homens. Nos homens cuja família já tem histórico de câncer de próstata, e nos negros e mestiços, a idade é a partir dos 45 anos.

O câncer de próstata, quando diagnosticado em fases iniciais, tem chances de cura de até 95%. Eis então porque é importante realizar exames periódicos! O câncer de testículo, ao contrário da maioria dos cânceres, acomete homens em idade mais jovem. A maior incidência é entre os 25 e 35 anos de idade.

O principal sintoma é o surgimento de nódulos endurecidos no testículo, e por isso, todo homem entre 25 e 35 anos de idade deve realizar o autoexame dos testículos. Basta a cada 6 meses palpar delicadamente os testículos durante o banho. Qualquer nódulo, ou suspeita que o testículo não esteja normal, deverá ser avaliado por um Urologista.

O Urologista é o médico do homem! E o homem precisa saber que pode contar com o Urologista para uma saúde melhor! E o Novembro Azul é sobre prevenção! Se toque nessa ideia!

Escrito por: Dr Marcelo Takeo – Urologista – CRM 39324 – Coordenador da Cirurgia Robótica no UMC

Compartilhe:

Conheça os especialistas do Complexo UMC

Saúde e qualidade de vida em um só lugar. Com uma abordagem integrada e inovadora, cuide da sua saúde com profissionais especializados!