As tendinites e bursites são condições que comprometem as estruturas que compõem os movimentos das pessoas. Essas doenças podem ocasionar dores intensas, afetando diretamente a qualidade de vida das pessoas.
A seguir entenda mais sobre tudo o que você precisa saber sobre tendinites e bursites, além disso, saiba mais sobre a importância de procurar um médico especialista, como um ortopedista Uberlândia:
Índice
Apesar de ser uma condição conhecida, muitas pessoas não sabem o que é tendinite.
O tendão é a estrutura fibrosa responsável por conectar um músculo a um osso. Nesse sentido, a tendinite é uma inflamação ou irritação nos tendões. Essa condição pode afetar diferentes partes do corpo, como os ombros, os cotovelos, os joelhos e os tornozelos.
Existem diversos fatores de risco que podem ser determinantes para a tendinite, como esforço excessivo, movimentos repetitivos, idade, postura inadequada em atividades físicas, fatores genéticos, obesidade e até mesmo por lesões.
Os graus dos sintomas podem variar de leves a graves. Dentre os sintomas mais comuns estão:
Você sabe o que é bursite? A bursite é uma inflamação da bursa, uma pequena bolsa cheia de líquido que está presente nas articulações.
A bursa serve como um amortecedor entre os ossos, tendões e músculos. Por esse motivo, quando está inflamada pode ocasionar em dores significativas, incômodos e, principalmente, em uma limitação da mobilidade.
Assim como a tendinite, existem fatores de risco que podem ser determinantes para desencadear a bursite, como traumas e lesões, atividades repetitivas, postura inadequada, infecções bacterianas e outras condições médicas.
Os sintomas mais comuns da bursite são:
Como foi dito anteriormente, existem diferentes causas para as tendinites e bursites, entenda mais sobre as causas mais comuns:
A repetição excessiva de movimentos ou a realização de atividades extremamente intensas pode ser determinante para o desgaste dos tendões e bursas. Com isso, são causadas inflamações que podem evoluir para tendinite e bursite.
Além da repetição excessiva de movimentos, ter uma má postura, seja na execução de tarefas diárias ou na realização de exercícios físicos, pode ocasionar em uma pressão nos tendões e bursas, aumentando as chances do desenvolvimento de inflamações.
Com a idade avançando, é comum que os tendões e as bursas percam a elasticidade e a sua capacidade de recuperação. Por esse motivo, eles estão mais propensos às inflamações.
Quedas e impactos também podem ser responsáveis por causar danificações nos tendões e bursas, ocasionando inflamações e, consequentemente, doenças como a tendinite ou a bursite.
O diagnóstico com um profissional especializado é extremamente importante para a realização de um tratamento adequado:
Para diagnosticar condições como a bursite e a tendinite os médicos avaliam o histórico clínico do paciente. Além disso, eles realizam exames físicos e de imagem, como radiografia, ultrassom e ressonância magnética.
Em alguns casos, testes de resistência ou movimento também podem ser indicados para uma identificação mais precisa.
Um diagnóstico precoce é muito importante para que o médico especialista possa encontrar o tratamento mais adequado para aliviar as dores e reduzir a inflamação.
Os tratamentos para tendinites e bursites podem variar de paciente para paciente, principalmente considerando o grau da inflamação. Além disso, os tratamentos podem ser combinados para aliviar a dor e reduzir a inflamação com rapidez.
Alguns dos tipos de tratamentos para tendinites e bursites são:
Evitar movimentos que causam dor é essencial para que os tendões e as bursas se recuperem. Por isso, o repouso e a redução da atividade física durante o tratamento é essencial para uma boa recuperação.
Medicamentos anti-inflamatórios podem ser essenciais para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Entretanto, é extremamente importante lembrar que o consumo de medicamentos deve seguir orientação médica.
A realização de fisioterapia, com exercícios personalizados, é uma maneira de fortalecer os músculos ao redor dos tendões e bursas, aumentando a estabilidade e prevenindo eventuais lesões.
Terapias alternativas, como acupuntura e massagem podem ser essenciais para aliviar a dor. Isso porque, além de avaliar a dor, as terapias também ajudam a promover a circulação sanguínea.
Existem casos mais graves, em que os tratamentos mais comuns não surtem grandes efeitos. Nesses casos, o tratamento cirúrgico pode ser considerado.
As tendinites e bursites são condições que causam dores, incômodos e comprometem a qualidade de vida das pessoas. Por esse motivo, procurar ajuda médica especializada é algo essencial para a saúde.
Em caso de sintomas de tendinite ou bursite, agende sua consulta com um de nossos médicos especialistas para obter um diagnóstico completo e a orientação mais adequada para o seu caso.
Conte com o Complexo UMC e cuide da sua saúde!
Referências:
Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Tendinites são inflamações nos tendões, enquanto as bursites são inflamações das bursas.
Em caso de inchaço, dores persistentes e incômodos, é recomendado procurar por um médico especialista para diagnosticar e tratar.
O auxílio médico é essencial, pois somente um especialista poderá identificar eventuais doenças e poderá indicar o tratamento mais adequado.
A falta de tratamento pode ser determinante para agravar a inflamação, tornando o processo de cura mais difícil e prolongado. Além disso, pode também ocasionar danos permanentes e problemas mais graves.