As fortes dores de estômago não são incomuns entre os brasileiros. No entanto, esse sintoma, na maioria das vezes, não recebe a devida atenção, mesmo que possa indicar algum tipo de doença do estômago.
Descubra, a seguir, quais são as principais doenças do estômago e seus sintomas. Caso identifique algum, busque a ajuda de um gastro qualificado no Complexo UMC.
Índice
A gastrite é, sem dúvida, uma das doenças mais comuns do estômago e também uma das mais conhecidas pelas pessoas. No entanto, poucos realmente sabem o que é gastrite. Essa condição consiste em uma inflamação do revestimento interno do estômago.
Ela pode se manifestar de duas maneiras: aguda, que aparece de repente e tem uma duração menor, e crônica, que se desenvolve gradualmente e pode exigir um tempo mais longo para controle.
Os principais sintomas de gastrite incluem:
As principais causas dessa condição incluem hábitos prejudiciais, como o consumo excessivo de álcool, o tabagismo frequente e o uso prolongado de medicamentos sem orientação médica.
Além disso, a gastrite pode ser provocada pela bactéria Helicobacter pylori ou ter uma origem autoimune, em que o sistema imunológico ataca as células do estômago.
O tratamento da gastrite pode variar de acordo com a sua causa. Em alguns casos, é necessário utilizar medicamentos prescritos pelos médicos. No entanto, dependendo do quadro do paciente, a mudança do estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis podem ajudar a controlar a doença.
No Brasil, o câncer de estômago é o quarto tipo de câncer mais frequente, atingindo principalmente homens entre 60 e 70 anos, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Existem três tipos principais de tumores gástricos: adenocarcinoma, linfomas e sarcomas. Ainda segundo o INCA, o adenocarcinoma é o mais comum, sendo responsável por 95% dos casos, enquanto o sarcomas é o tipo mais raro de tumor.
Os sintomas de câncer de estômago se assemelham muito com de outras doenças do estômago, como gastrite e úlcera. Entre eles podemos citar, dores fortes no estômago, vômitos, enjoos, perda de apetite, cansaço e perda de peso repentina.
Nos casos mais avançados da doença, também pode ocorrer sintomas como o surgimento de uma massa na parte superior do abdômen, que pode ser sentida com as mãos, a presença de ínguas na parte inferior do lado esquerdo do pescoço ou nódulos ao redor do umbigo.
Entre as principais causas do câncer de estômago, estão:
O tratamento do câncer de estômago pode variar de acordo com o estágio do câncer e a sua localização. Caso ele esteja limitado ao estômago sem ter se espalhado para outros órgãos, o tratamento adequado pode incluir cirurgia, quimioterapia, e em alguns casos radioterapia.
Caso ocorra a metástase, ou seja, o tumor tenha se espalhado para outros órgãos, o tratamento indicado é o paliativo. Nesse caso, o oncologista irá indicar ao paciente remédios para aliviar os sintomas e garantir a qualidade de vida do paciente durante seu tempo.
Outra doença do estômago bastante comum é o refluxo gastroesofágico. Mas, afinal, o que é refluxo gastroesofágico?
É a condição que faz com que o alimento presente no estômago retorne involuntariamente para o esôfago repetidamente. Essa condição acomete principalmente crianças em seus primeiros anos de vida e na maioria dos casos, a doença desaparece sem a necessidade de um tratamento.
Os sintomas do refluxo gastroesofágico incluem azia, dor intensa na região torácica, que às vezes pode ser confundida com um infarto, tosse seca e episódios frequentes de doenças pulmonares, como bronquite.
Outros sintomas que podem ser percebidos são náuseas, rouquidão e a regurgitação, que consiste no refluxo da comida que ocorre sem contrações fortes dos músculos do abdômen, diferente dos vômitos.
O refluxo gastroesofágico pode ser causado por várias condições, incluindo disfunções no esfíncter esofágico inferior, que separa o esôfago do estômago, e a hérnia de hiato, onde uma parte do estômago se projeta para cima através do diafragma. Além disso, a fraqueza nos músculos do estômago também pode contribuir para o problema.
No entanto, existem hábitos que podem contribuir para o surgimento dessa condição, como obesidade, comer muito antes de se deitar, aumento da pressão intra-abdominal e o consumo excessivo de bebidas gasosas, como refrigerantes, ou de bebidas cafeinadas.
Existem duas principais linhas de tratamento para a condição: o tratamento clínico, que consiste no uso de medicamentos prescritos pelo médico responsável, ou uma intervenção cirúrgica, que geralmente pode ser realizada por laparoscopia, uma técnica minimamente invasiva que oferece uma recuperação mais rápida.
A úlcera gástrica é um ferimento que pode surgir em diferentes partes do estômago, sendo mais comum no duodeno (primeira porção do intestino delgado), na junção entre o estômago com intestino delgado, e, em casos mais raros, no esôfago.
Os principais sintomas de úlcera gástrica são: sangue no vômito e nas fezes, dores intensas na região abdominal, sensação de queimação ou dor no estômago, que diminuem quando há ingestão de comida ou antiácidos.
O histórico familiar e a infecção causada pela bactéria Helicobacter pylori, são as principais causas da úlcera gástrica. No entanto, o uso constante de medicamentos, como ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios sem prescrição médica, bem como altos níveis de estresse também podem desencadear o surgimento da condição.
O tratamento da úlcera gástrica pode ser realizado com o uso de antibióticos, no caso do aparecimento de bactérias, ou com outros medicamentos que ajudam a diminuir a acidez no estômago.
Ao sentir qualquer um dos sintomas de doenças do estômago, é fundamental buscar a ajuda de um gastro em Uberlândia. Esse profissional irá avaliar os sintomas e, se necessário, realizar alguns exames para identificar a doença, além de prescrever o tratamento mais adequado.
Está com algum dos sintomas das principais doenças do estômago e não sabe onde encontrar um profissional adequado? Conte com o Complexo UMC, para encontrar o especialista certo para a sua condição.
Agende sua consulta e mantenha sempre sua saúde em dia!
Referências:
As doenças de estômago mais comuns são:
Úlcera gástrica
Refluxo gastroesofágico
Câncer de estômago
Gastrite
Caso o tumor esteja localizado somente no estômago, o tratamento pode incluir cirurgia para retirada do tumor, quimioterapia e radioterapia. Em casos que o tumor se espalhou para outros órgãos, os cuidados são paliativos, com remédios que irão aliviar os sintomas.
Sim, o refluxo gastroesofágico é muito comum em crianças nos seus primeiros anos de vida, no entanto, essa condição desaparece sem a necessidade de tratamento na maioria dos casos.
Ao sentir qualquer um dos sintomas das principais doenças do estômago, é preciso agendar uma consulta com um gastro para ter o diagnóstico correto e qual tratamento deverá ser seguido.
Segundo dados de um estudo realizado pelo laboratório de genética Genera, 51% dos brasileiros têm ten...
Você já sentiu algum desconforto ao consumir produtos como leite, queijos, iogurtes, manteigas e outr...
Dores no estômago, queimação e má digestão podem ser sinais de doenças do estômago. Para diagnosticá-...