Colaboração do Dr. Roberto Botelho, especialista em Cardiologia do Complexo UMC (CRM 22120 MG).
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS). E quem acha que jovem não sofre de infarto está totalmente enganado, inclusive os casos de ataques cardíacos em pessoas com menos de 40 anos têm aumentado. Antes de falar o porquê do crescimento dessa estatística entre os mais novos, vamos entender um pouco mais sobre como esse problema acontece.
Índice
O infarto é um ataque cardíaco no qual as células de uma região do músculo do coração morrem por conta de um coágulo (aglomerado de sangue que passou do estado líquido para semi-sólido) que bloqueia intensamente o fluxo sanguíneo.
São os vasos sanguíneos em nosso corpo que irrigam o coração e o cérebro. Quando o sangue não consegue mais irrigar esses órgãos, devido a uma placa de gordura ou coágulo, o infarto pode vir a acontecer de forma repentina.
O estilo de vida pouco saudável é a principal causa que podemos apontar para a incidência do infarto entre os jovens aumentar. O sedentarismo, a hipertensão, a diabetes, o tabaco e o alcoolismo, por exemplo, são fatores que estão alçando mais precocemente as pessoas, o que faz com que o risco da pessoa desenvolver o infarto mais cedo seja maior.
De acordo com o Dr. Roberto Botelho, cardiologista do Complexo UMC, nós estamos vivendo um momento mais estressante, desde a pandemia causada pelo coronavírus. Isso também impactou no aumento dos casos de infarto entre os jovens.
Você deve buscar ajuda médica quando a dor no peito for muito intensa e não passar com repouso. Geralmente, esse ataque do coração provoca:
Quando o infarto acontece, o paciente precisa rapidamente de atendimento médico, pois quanto antes ele receber o tratamento, menor será a lesão no coração. Procure o pronto atendimento do Complexo UMC imediatamente.
“Nós conseguimos controlar 85% do risco de desenvolver o infarto”, aponta Dr. Roberto . Por isso, os hábitos saudáveis devem ser praticados todos os dias. O especialista também alerta que os sintomas não devem ser ignorados, principalmente se a pessoa já teve um evento passado de doença cardiovascular, a sua prevenção deve ser ainda maior.
Abaixo, listamos algumas medidas que podem ser tomadas para prevenir o ataque cardíaco.
Siga as recomendações do cardiologista em Uberlândia e mantenha o acompanhamento regular. Somente o médico pode avaliar a sua situação e autorizar o seu retorno às atividades como dirigir e trabalhar. Além disso, é importante sempre seguir as práticas saudáveis que listamos acima para se prevenir de um novo infarto.
Agende sua consulta e conte com nossa equipe de especialistas, altamente especializada, para receber você com muita atenção e indicar o melhor tratamento para uma boa saúde.
Em casos de sintomas de infarto e para cuidar da saúde do coração, procure um médico cardiologista em Uberlândia!
Referências:
Dr. Roberto Botelho, Cardiologista Complexo UMC
Organização Mundial da Saúde (OMS)
O ataque cardíaco pode ser um infarto, mas , além disso, ele também pode aparecer associado a outros problemas, como parada cardíaca e morte súbita.
Geralmente, o tratamento pode ser feito com medicamentos específicos para controlar o novo surgimento de coágulos.
Sim. Cada pessoa que desenvolveu o infarto pode apresentar sintomas diferentes da outra. Estudos mostram que os homens tendem a sentir a dor do infarto como uma pressão no peito, enquanto as mulheres apresentam mais náuseas e pontadas na região peitoral.
A realização de exames do coração é algo muito importante para prevenir, diagnosticar e tratar condiç...
Durante a realização de um check-up médico, a realização de exames do coração, como o ecocardiograma,...
Para cuidar da saúde e do bem-estar, realizar consultas regulares e fazer os exames solicitados pelos...