A dermatite é uma das doenças de pele mais comuns. Existem diferentes causas e tipos de dermatite. Por esse motivo, é muito importante conhecer as suas diferenças, para que a condição possa ser tratada corretamente.
Entenda o que é dermatite, seus tipos, sintomas mais comuns, além dos métodos de diagnóstico e tratamentos disponíveis. Saiba mais:
Índice
A dermatite é uma inflamação da pele. Essa condição pode ser desencadeada por diferentes motivos. Seus sintomas costumam ser incômodos e variam de acordo com o tipo de dermatite. No geral, incluem coceira, ressecamento, lesões avermelhadas e até mesmo bolhas.
Por meio do acompanhamento com um dermatologista, é possível identificar o tipo específico, para que o tratamento mais adequado para o quadro clínico do paciente seja adotado.
As causas da dermatite podem variar bastante, vão desde a genética até fatores ambientais e o contato direto com substâncias irritantes. A seguir, exploramos os principais tipos de dermatite para entender suas causas específicas:
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a dermatite atópica é uma condição que afeta de 15% a 25% das crianças e cerca de 7% dos adultos no Brasil. Esse tipo de dermatite não possui um tipo de causa específica. No entanto, na maioria dos casos, está diretamente associada a alergias respiratórias.
Os sintomas de dermatite atópica incluem coceira intensa, lesões avermelhadas, áreas ressecadas e, em alguns casos, pele rachada. Ela se manifesta principalmente atrás dos joelhos, no pescoço, na virilha, nos cotovelos e nas dobras dos braços.
Como o próprio nome sugere, a dermatite de contato é causada pelo contato com substâncias ou objetos irritantes, como perfumes, cosméticos, produtos de limpeza e outros. A dermatite de contato é comum principalmente em pessoas que trabalham com manipulação de químicos.
Os sintomas da dermatite de contato incluem vermelhidão, coceira, bolhas e, em alguns casos, descamação. Ela pode se manifestar em qualquer parte do corpo, como orelha, rosto, pescoço, axilas, mãos e outras.
A intensidade dos sintomas depende do tempo e da quantidade de exposição ao agente causador.
A dermatite seborreica se manifesta principalmente nas áreas de maior produção de oleosidade, como couro cabeludo, rosto, lados do nariz, orelhas, pálpebras e outras. Essa condição pode estar associada ao fungo Malassezia, mas também pode ser causada por histórico familiar, estresse e outras doenças dermatológicas já existentes, como a psoríase.
Os sintomas desse tipo de dermatite incluem descamação da pele, manchas e vermelhidão, além de coceira nas áreas oleosas.
A dermatite perioral é caracterizada pelo aparecimento de bolinhas avermelhadas ao redor da boca. Apesar de ser mais comum nessa região, esse tipo de dermatite também pode afetar as pálpebras, bochechas, ao redor dos olhos ou do nariz.
Não existe uma causa definida para o desenvolvimento dessa condição. No entanto, acredita-se que ela possa estar associada a disfunção da barreira epidérmica, alterações da microflora cutânea e ao uso de corticosteroides tópicos.
A condição é caracterizada principalmente pelo aparecimento de bolinhas avermelhadas com pus, ao redor da boca. Além disso, a coceira e sensação de queimação na área também são marcas desse tipo de dermatite.
A dermatite numular surge nos braços, pernas, mãos ou tronco. Ainda não existe uma causa definida para esse tipo de dermatite, entretanto, acredita-se que ela pode ser causada por banhos quentes, produtos que ressecam a pele, infecções bacterianas e outras alergias.
Esse tipo de dermatite é caracterizado pelo surgimento de manchas arredondadas vermelhas, rosas ou marrons. Essas manchas ardem e coçam, além disso, também podem evoluir para bolhas e crostas de ressecamento.
Causada pela intolerância ao glúten, a dermatite herpetiforme, também conhecida como doença de Duhring-Brocq, é uma doença autoimune, que afeta a região do couro cabeludo, ombros, nádegas, cotovelos e joelhos.
Os sintomas da dermatite herpetiforme incluem bolhas vermelhas agrupadas, coceira na região, feridas em volta das bolhas e descamação.
O diagnóstico de dermatite é feito por meio de uma avaliação clínica realizada pelo dermatologista e complementada por exames que ajudam a determinar o tipo específico e a causa da inflamação. Entenda mais a seguir:
Na consulta com o dermatologista em Uberlândia, é realizada uma análise visual das lesões e do histórico médico do paciente.
O profissional pode avaliar o padrão das lesões e o comportamento dos sintomas para identificar o tipo de dermatite. Além disso, ele pode entender mais sobre a rotina do paciente, se há exposição a agentes químicos, por exemplo.
Para complementar o diagnóstico, o dermatologista solicita a realização de exames como teste de contato, biópsia de pele e exames de sangue, visto que eles podem identificar alergias e confirmar o diagnóstico ou descartar a condição.
Os exames são úteis, principalmente nos casos onde há suspeita de dermatite atópica ou dermatite de contato.
Após o diagnóstico da condição, é muito importante conversar com o dermatologista sobre os tratamentos para dermatite. Isso porque, os tratamentos podem variar, considerando os tipos, causas e a intensidade dos sintomas. Entre os métodos mais comuns estão:
Cremes e pomadas com corticoides e hidratantes específicos são indicados para aliviar a inflamação e o ressecamento da pele. Além disso, em alguns casos, o uso de imunomoduladores pode ser recomendado para reduzir a resposta inflamatória do corpo, melhorando a qualidade de vida do paciente, visto que os sintomas podem ser bem incômodos.
Para os casos mais graves, o dermatologista pode prescrever medicamentos como anti-histamínicos e imunossupressores. Eles ajudam no controle da resposta alérgica, reduzindo os sintomas mais intensos.
A prevenção da dermatite envolve cuidados diários com a pele e principalmente atenção aos fatores que podem desencadear crises da condição. Algumas dicas incluem:
Além disso, em casos de sintomas, procure por um dermatologista para diagnosticar a condição precocemente, reduzindo os riscos de complicações.
O Complexo UMC oferece atendimento especializado para diagnóstico e tratamento de diversas condições, como as diferentes formas de dermatite. Com profissionais capacitados e estrutura moderna, proporcionamos o melhor cuidado para sua saúde
Em caso de sintomas de dermatite ou outra condição, agende sua consulta com um de nossos especialistas e encontre o tratamento adequado para melhorar sua qualidade de vida!
Referências:
Sociedade Brasileira de Dermatologia
A dermatite é uma inflamação da pele que causa sintomas como vermelhidão, coceira e descamação.
Os tipos mais comuns de dermatite são dermatite atópica, dermatite de contato, dermatite seborreica, dermatite numular e dermatite herpetiforme.
O diagnóstico começa com uma consulta para avaliar o histórico e examinar a pele. Além disso, exames como testes de contato e biópsia de pele podem ser solicitados para confirmar o tipo de dermatite.
A dermatite deve ser tratada por um dermatologista, que poderá identificar o tipo específico e indicar o tratamento mais adequado.
O câncer de pele é uma das doenças de pele mais comuns. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer...
Ter uma pele saudável, bonita e viçosa é um objetivo para muitas pessoas. No entanto, a exposição exc...