O câncer de próstata é uma das doenças que mais afetam os homens, especialmente em idades mais avançadas. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata representa a segunda causa de morte por câncer entre homens.
Durante o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização da saúde masculina, é muito importante discutir os fatores de risco do câncer de próstata e como é possível prevenir essa condição.
Entenda o que é o câncer de próstata, sintomas, fatores de risco e como essa doença pode ser prevenida:
Índice
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e próxima ao reto. Nesse sentido, o câncer de próstata é uma condição causada pelo crescimento anormal e desordenado das células da próstata.
Em muitos casos, esse tipo de câncer não apresenta sintomas em seu estágio inicial. No entanto, em casos mais avançados sintomas como dificuldade para urinar, dor pélvica e presença de sangue na urina ou no semen, podem surgir e não devem ser ignorados.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata possui 90% de chance de cura quando diagnosticado e tratado precocemente. Dessa forma, a realização de exames preventivos com o urologista em Uberlândia, regularmente e em casos de sintomas de câncer de próstata, é algo essencial.
Conhecer os fatores de risco do câncer de próstata é fundamental para entender quem tem mais chances de desenvolvê-lo, auxiliando diretamente na adoção de medidas de prevenção da doença. Entenda mais:
A idade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata. Isso acontece, pois com o envelhecimento, as células da próstata ficam mais vulneráveis a alterações, o que pode favorecer o desenvolvimento do câncer.
Segundo o Ministério da Saúde, 75% dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos. O risco do desenvolvimento desse tipo de câncer aumenta consideravelmente após os 50 anos.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é de que os homens comecem a realizar exames preventivos a partir dos 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas. Nos casos de pessoas com histórico familiar, é recomendado iniciar os exames aos 45 anos.
Homens com familiares próximos, como pai, irmão ou avô, que tiveram câncer de próstata, possuem um risco aumentado de desenvolver a doença.
De acordo com o Instituto Oncoguia, se um homem possui um parente que já teve câncer de próstata, o risco de desenvolvimento da doença duplica. Em casos de mais de um caso na família, as chances aumentam em cinco vezes. No entanto, isso significa apenas uma predisposição ao surgimento da doença, uma vez que nem todos os homens que possuem casos de câncer de próstata desenvolvem a condição.
Além da idade e do histórico familiar, o estilo de vida também pode ser um fator de risco para o câncer de próstata.
Isso porque, os homens com dietas ricas em gordura animal, carnes processadas e poucos vegetais podem ter um risco maior de desenvolver câncer de próstata. Além disso, o sedentarismo e o consumo excessivo de álcool estão relacionados a um maior risco do desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, como o de próstata.
Embora não seja possível alterar fatores como a idade e o histórico familiar, existem estratégias de prevenção do câncer de próstata por meio de mudanças no estilo de vida e realização de exames preventivos. Saiba mais:
Incluir a prática de atividades físicas em sua rotina é uma maneira de abandonar o sedentarismo, diminuindo os riscos de obesidade e de outras condições. Além disso, evitar o consumo excessivo de álcool e abandonar o tabagismo são outros hábitos que ajudam a reduzir o risco de várias doenças, incluindo o câncer de próstata.
Manter uma dieta rica em vegetais, frutas, grãos integrais e proteínas magras pode contribuir para a saúde geral, prevenindo condições como o câncer de próstata.
Aposte em alimentos como tomates, brócolis, peixes ricos em ômega-3 (como o salmão e sardinha) e castanhas, pois eles possuem propriedades que ajudam a proteger contra o câncer. Além disso, reduzir o consumo de carne vermelha e alimentos ultraprocessados também pode ser fundamental para manter uma alimentação balanceada e reduzir o risco do desenvolvimento de doenças.
Quando falamos de como prevenir o câncer de próstata, a detecção precoce é uma das principais aliadas no combate ao câncer de próstata e evidenciam a necessidade de campanhas como o Novembro Azul.
Os homens a partir dos 50 anos devem realizar exames preventivos, como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, uma vez que eles permitem a identificação de anomalias na próstata.
Nos casos de homens com histórico familiar da doença, o recomendado é iniciar os exames preventivos a partir dos 45 anos. Além disso, em casos de sintomas, é extremamente importante agendar uma consulta com o urologista para uma avaliação detalhada e completa.
No Complexo UMC, encontre uma equipe com profissionais especializados em diferentes áreas da saúde, prontos para cuidar de você e da sua família.
Agende sua consulta e cuide da sua saúde com profissionais qualificados e dedicados.
Referências:
O câncer de próstata é um câncer caracterizado pelo crescimento desordenado de células na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino.
Os principais fatores de risco são: idade avançada, histórico familiar e estilo de vida.
No início, o câncer de próstata pode ser assintomático. Nos estágios avançados, pode causar dificuldade para urinar, dor na região pélvica, sangue na urina ou no sêmen e outros sintomas.
Homens a partir dos 50 anos devem realizar exames anuais. Os que possuem histórico familiar devem começar os exames a partir dos 45 anos.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segun...
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens no Brasil. Segundo o Ministério ...
De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a...