O Dia Mundial do Câncer foi criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). Ele é celebrado todo dia 4 de fevereiro, como ocorreu neste mês, e visa reforçar a conscientização sobre a doença, responsável por matar 8,3 milhões de pessoas anualmente no mundo. Nosso hospital em Uberlândia apoia fortemente o movimento.
Na campanha que iniciou em 2022 e vai até 2024, é chamada a atenção para a desigualdade em relação ao tratamento da doença. O lema #CloseTheCareGap (Fechar a Lacuna de Cuidados, em tradução simples) enfatiza a ideia de que a prevenção e tratamento para o câncer devem ser iguais. Ou seja, independente de renda, localização, orientação sexual, gênero, etnia, entre outros. Assim, é possível melhorar o acesso a cuidados de qualidade, detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos.
O câncer é a segunda doença que mais faz vítimas e ela acontece, na verdade, quando um grupo de células normais do corpo começa a crescer descontroladamente, de forma anormal, formando um nódulo. Esse nódulo é o que chamamos de tumor, exceto nos casos de leucemia – doença maligna dos glóbulos brancos.
Se não tratado, o tumor cresce e é capaz de se espalhar para os demais tecidos próximos e partes do corpo através do sistema sanguíneo e linfático. Isso pode afetar os sistemas digestivo, nervoso e circulatório. Ou, então, liberar hormônios que podem atingir funções importantes do organismo.
Não existe uma causa única para o câncer. Há fatores externos (presentes no meio ambiente) e internos (por exemplo, hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas).
Sabe-se que 80% e 90% dos casos de câncer estão relacionados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente por nós mesmo, os hábitos e o comportamento aumentam o risco de diferentes tipos da doença.
Já as causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender contra agressões externas. Apesar de o fator genético ter um relevante papel na formação dos tumores (oncogênese), são raros os casos que se devem exclusivamente a motivos hereditários, familiares e étnicos.
A prevenção do câncer envolve ações que reduzem os riscos de ter a doença, sendo divididas em primária e secundária. Em ambos os casos, a atuação do oncologista em Uberlândia é de extrema importância.
Por fim, ressaltamos novamente a importância da data que chama a atenção da população com relação à prevenção da doença. Afinal, o câncer pode afetar o corpo, mas nunca destruir o sonho de quem luta pela vida.
Referências:
Instituto Nacional de Câncer (INCA) – https://www.gov.br/inca/pt-br
Biblioteca Virtual em Saúde – https://bvsms.saude.gov.br/
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano de 2020, o Brasil registrou mais de 6 mil...
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), com exceção do câncer de pele, o câncer d...
O câncer de mama é o tipo que mais afeta mulheres em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Instit...