A cefaleia, conhecida popularmente como dor de cabeça, é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca é o tipo mais comum de cefaleia, afetando cerca de 15% da população global.
A enxaqueca é caracterizada por uma dor intensa, que pode até mesmo impedir o paciente de realizar suas atividades diárias. A seguir, explicamos como saber se a dor de cabeça é enxaqueca e quais os tratamentos disponíveis para essa condição.
Índice
Dores de cabeça são frequentes e, geralmente, de intensidade leve a moderada, não interferindo nas tarefas cotidianas. Suas causas podem incluir estresse, tensão muscular e desidratação. Nesses casos, repouso, hidratação e medicamentos simples costumam ser suficientes para aliviar os sintomas.
No entanto, quando a dor é mais intensa, recorrente e incapacitante, pode tratar-se de um quadro de enxaqueca. Esta se distingue por uma dor pulsante, que pode afetar um ou ambos os lados da cabeça, além de causar sensibilidade à luz, sons e odores. Os sintomas da enxaqueca vão além de uma simples dor de cabeça.
Além de saber o que é enxaqueca, a principal dúvida dos pacientes é sobre o que causa enxaqueca. Diversos fatores podem desencadear essa condição, como falta de sono, mudanças climáticas, fome, estresse e até mesmo hábitos alimentares inadequados. Existem alguns tipos de enxaquecas e não existe uma cura efetiva para essa condição, mas, é possível minimizar o surgimento das crises com os tratamentos certos.
Existem diferentes tipos de enxaqueca, e é importante conhecê-los para identificar o tratamento mais adequado.
A enxaqueca sem aura é a mais comum, caracterizada por uma dor latejante que afeta apenas um lado da cabeça, com duração de 4 a 72 horas. Outros sintomas incluem náusea, sensibilidade à luz e ao som, e fadiga.
Enquanto a enxaqueca com aura apresenta sintomas neurológicos, como distúrbios visuais (flashes de luz ou pontos cegos) e sensações de formigamento em um lado do rosto, no braço ou perna.. A aura precede ou acompanha a dor e pode durar de 15 a 60 minutos.
Além de dores pulsantes e latejantes que podem afetar um ou os dois lados da cabeça, os principais sintomas de enxaqueca são:
Se você apresentar os sintomas descritos, é importante consultar um neurologista para obter um diagnóstico adequado. O diagnóstico da enxaqueca é clínico e feito com base nos sintomas relatados pelo paciente. Em alguns casos, o neurologista em Uberlândia pode solicitar exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para descartar outras causas.
Embora não haja cura, há tratamentos para enxaqueca eficazes para reduzir a frequência e a intensidade das crises. Os medicamentos mais usados incluem analgésicos como paracetamol, dipirona e ibuprofeno, além de antieméticos, como a metoclopramida, para controlar náuseas.
Além dos medicamentos, algumas medidas podem ajudar a aliviar os sintomas da enxaqueca:
Se você identificar sintomas de enxaqueca, conte com o Complexo UMC. Nossa equipe de especialistas e nossa estrutura moderna estão à disposição para oferecer um diagnóstico preciso e o tratamento adequado.
Agende sua consulta e cuide da sua saúde conosco!
Referências:
Sociedade Brasileira de Cefaleia
A enxaqueca sem aura é o tipo mais comum de enxaqueca e se caracteriza por uma dor latejante em um lado da cabeça que pode durar de 4 a 72 horas.
A enxaqueca é uma doença crônica, portanto, não possui cura. No entanto, existem tratamentos que podem ajudar a diminuir a frequência das crises e melhoram a qualidade de vida do paciente.
Além de uma dor pulsante e latejante que pode afetar um ou os dois lados da cabeça, a enxaqueca pode provocar náuseas, vômito e sensibilidade à luz, odores e sons.
Ao identificar algum dos sintomas de enxaqueca, é preciso buscar um neurologista para ter um diagnóstico assertivo e um tratamento adequado.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% das pessoas terão algum tipo de dor de cabeça ao long...
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 10% da população mundial será acometid...