Colaboração:
Dra. Maina Tavares Zanoni, pediatra e oncologista pediátrica atuante no UMC.
CRM: 67081-MG
Cuidar da saúde da criança é essencial para que ela possa curtir sua infância da melhor maneira possível e os cuidados se refletem, também, na vida adulta. Por isso, é de extrema importância que seu filho seja acompanhado por um bom pediatra em Uberlândia, no qual você confie e tenha um bom relacionamento.
A pediatria é a especialidade médica responsável por acompanhar e intervir em eventuais problemas de saúde de crianças, além de promover a prevenção de doenças e orientar sobre os cuidados necessários. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a atuação do profissional!
A chegada de um bebê demanda adaptações na rotina da família, todos nós sabemos. O acompanhamento pediátrico, busca orientar sobre os cuidados com a saúde do bebê, que devem começar nos primeiros dias de vida, por volta da primeira semana.
O médico acompanha o paciente em consultas com intervalos regulares, que geralmente são mensais no primeiro ano de vida, trimestrais no segundo ano, semestrais entre 3 e 7 anos e anuais após os 8 anos de idade. Claro que essa orientação pode sofrer alterações, conforme a individualidade de cada caso.
O pediatra irá acompanhar o ganho de peso e de estatura corretamente, relacionando os números atuais com as medidas anteriores da criança, além de utilizar gráficos reconhecidos e utilizados mundialmente. Embora pareça simples, o crescimento fornece informações fundamentais sobre a saúde da criança, sobre possíveis doenças e sobre seu estilo de vida.
O desenvolvimento diz respeito às habilidades cognitivas, motoras e de interação social. Por exemplo, falar, andar e atingir outras capacidades esperadas para idade.
A verificação dos marcos de desenvolvimento abrange uma observação atenta pelo médico pediatra, coleta de informações por parte da família, compreensão das atividades desempenhadas pela criança e até seu comportamento na escola – mais um motivo para visitar regularmente um profissional em clínicas médicas em Uberlândia do Complexo UMC.
Buscar uma alimentação saudável é uma missão para todas as famílias. Na infância, cabe ao pediatra analisar os hábitos alimentares da criança e mostrar aos pais os alimentos adequados e não recomendados para cada fase da vida.
E não podemos esquecer que na puericultura as orientações sobre amamentação e introdução alimentar, farão parte da rotina de atendimentos.
A importância da vacinação na infância é incontestável, concorda? A imunização previne uma série de doenças. Até porque os pequenos, principalmente os recém-nascidos, têm sistema imunológico mais frágil quando comparamos com pessoas adultas.
Desse modo, acompanhar a caderneta de vacinação também faz parte das responsabilidades de um pediatra em Uberlândia, além de orientar sobre doses de campanha e atualizações do calendário nacional.
Buscar o atendimento médico somente após o aparecimento de doenças é um erro comum, que pode resultar em sérios impactos na saúde do seu pequeno. Para a criança, que se encontra em fase de desenvolvimento, acompanhar as etapas é ainda mais importante.
Além disso, é nessa fase da vida que são desenvolvidos hábitos que serão levados para a vida adulta. Como o padrão alimentar, a prática de exercícios físicos, o desempenho escolar e a interação social. Todos esses aspectos também são abordados pelo médico pediatra, capacitado para orientar a família.
Por fim, gostaríamos de salientar que o atendimento do pediatra é bem diversificado, iniciando-se na consulta de pré-natal da gestante, até o atendimento de hebiatria (até 20 anos).
No Complexo UMC, contamos com profissionais da área em consultórios no Edifício Centro Clínico, e que atendem pelo centro médico multidisciplinar IAG, que possui uma infraestrutura moderna e de qualidade. Por serem multidisciplinares, as clínicas ainda têm gastro em Uberlândia e ortopedista em Uberlândia.
Os exames de rotina são muito importantes em todas as fases da vida, especialmente na infância, para ...
A bronquiolite é uma condição que acomete principalmente bebês e crianças em todo o mundo. No Brasil,...
Segundo o Ministério da Saúde, em 2016 o Brasil recebeu a certificação de ”país livre de saramp...